A Justiça de Feira de Santana condenou nesta quinta-feira (9) o deputado estadual Binho Galinha (Avante), identificado no processo como Kléber Cristian Escolano de Almeida, a 36 anos e 9 meses de prisão por crimes relacionados ao Estatuto do Desarmamento investigados na Operação El Patrón.
De acordo com a sentença da Vara Criminal de Feira de Santana, obtida pelo Bahia Notícias, a pena é composta por 26 anos e 3 meses de reclusão por posse e porte de armas de uso restrito e com sinais de adulteração, além de 10 anos e 6 meses de detenção por posse de armas de uso permitido. A decisão também fixou 210 dias-multa, determinou o cumprimento da pena em regime fechado e manteve a prisão preventiva do parlamentar.
Além de Binho Galinha, outros envolvidos no processo também foram condenados. Mayana Cerqueira da Silva recebeu pena de 3 anos e 6 meses de reclusão, em regime aberto. Thierre Figueredo Silva foi condenado a 6 anos e 9 meses de reclusão, além de 1 ano de detenção, em regime semiaberto.
Jackson Macedo Araújo Júnior, conhecido como “Macaco”, recebeu pena de 6 anos e 9 meses de reclusão, também em regime semiaberto. Já Roque de Jesus Carvalho foi condenado a 3 anos, 4 meses e 15 dias de reclusão, além de 1 ano de detenção, igualmente em regime semiaberto.
No caso de Kleber Herculano de Jesus, conhecido como “Charutinho”, a Justiça declarou extinta a punibilidade em razão de seu falecimento.
A sentença estabelece ainda o pagamento de multas pelos condenados e afasta a substituição das penas privativas de liberdade por medidas restritivas de direitos, considerando a gravidade dos fatos analisados no processo.
Binho Galinha também responde a outras ações judiciais relacionadas à Operação El Patrón, que seguem em tramitação.
Especulações Binho Galinha pode apoiar nome da família para 2026, caso não possa se candidatar
Bate-papo! Isaías de Diogo defende renovação da representação política de Feira durante entrevista na Sociedade News
Reagiu! Zé Chico contesta críticas de Jerônimo Rodrigues a Zé Ronaldo
Política local Exclusivo: Paulão do Caldeirão e vereador Pastor Valdemir falam sobre suposta dança das cadeiras na Câmara Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 28°
Parcialmente nubladoMín. 17° Máx. 30°
Tempo limpo