Notícia

Atualizado em: 15-04-2024 21:42

Precatório dos professores: Sindesp e prefeitura apresentam proposta para pagamento

Proposta prevê pagamento de precatórios a professores ainda este ano
Precatório dos professores: Sindesp e prefeitura apresentam proposta para pagamento Precatório dos professores: Sindesp e prefeitura apresentam proposta para pagamento

Cerca de 150 professores da rede pública municipal de Feira de Santana que participaram de uma assembleia convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDESP), na tarde desta segunda-feira (15), aprovaram, por maioria, a autorização para o Governo Municipal realizar uma pesquisa visando à antecipação do pagamento de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).

 

Os precatórios em questão são referentes ao período de trabalho dos professores entre 1997 e 2006. O Governo Federal tem até junho de 2025 para realizar o pagamento, mas a proposta apresentada à categoria prevê antecipação do recurso através da negociação do crédito junto a uma instituição financeira, de forma que os professores possam receber o valor ainda este ano.

 

O advogado Danilo Freitas, do departamento jurídico do SINDESP, explicou que a proposta envolve a antecipação dos precatórios através de bancos públicos, a partir de um desconto (deságio). O valor do desconto ainda está sendo negociado, mas pode variar entre 8% e 15%. "O dinheiro obtido será utilizado para pagar os professores imediatamente", explicou.

 

O representante do Governo Municipal, o advogado Carlos Alberto Moura Pinho, afirmou que a Prefeitura já enviou um projeto de lei à Câmara Municipal para autorizar o repasse dos recursos aos professores. "No entanto, a antecipação do pagamento, conforme proposta apresentada, é uma decisão que cabe à categoria", pontuou.

 

O presidente do SINDESP, Hamilton Ramos, avaliou positivamente a proposta e revelou os próximos passos após aprovação pela maioria dos professores presentes na assembleia. "Após termos o resultado das negociações com os bancos, apresentaremos a proposta final aos professores para que eles possam aprovar ou não a antecipação", disse.

 

BOAS EXPECTATIVAS

 

Para a professora Arlete Guimarães, a iniciativa é interessante. "Vamos aguardar a concretização da proposta final, mas acho muito interessante termos a opção de antecipar esse valor", considerou a docente.

 

A mesma opinião foi compartilhada pela professora Neilsa Mendes. "O Sindicato mostra que está buscando alternativas que verdadeiramente venham a contribuir com a nossa categoria", pontuou.

 

(ASCOM/SINDESP)

Comentários (4)

Professores precisamos ficar mais espertos aos aproveitadores de plantão. Cuidado com negociações ilegais. Depois não vá chorar “pitangas” arrependidos devido à péssimas escolhas.
Este sindicato não representa os professores. O Sindicato dos professores é a APLB . O nome dessa negociação é golpe.
Sem aplb? Esse pessoal não conhece a legislação trabalhista? Meu Deus
O golpe tá aí ,cai quem quer kkkk.O estado pagou sem precisar pedir antecipação .E detalhe já está na terceira parcela , e aqui nada!

Leia mais

Eleições 2024 - O Protagonista
Atualizado em 25-04-2024 11:58

Eleições 2024: escolha do vice já ocupa agenda dos pré-candidatos a prefeito


Eleições 2024 - O Protagonista
Atualizado em 25-04-2024 10:51

Alagoinhas: Pesquisa Protagonista/Economic aponta Paulo Cezar eleito com grande vantagem


Eleições 2024 - O Protagonista
Atualizado em 24-04-2024 13:33

Exclusivo: Zé Ronaldo quebra o silêncio sobre seu candidato a vice


Governo - O Protagonista
Atualizado em 24-04-2024 11:01

Colbert nomeia Carlinhos Missuca como superintendente de Esportes


Política - O Protagonista
Atualizado em 24-04-2024 10:56

Irmão de Zé Neto ataca o Protagonista; pitbull velho e banguelo de olho grande


Publicidades