Notícia

Joilton Freitas: José Ronaldo e o tempo

Segundo Joilton Freitas, José Ronaldo seguiu o conselho de Nelson Rodrigues: envelheceu
Joilton Freitas: José Ronaldo e o tempo Joilton Freitas: José Ronaldo e o tempo

Uma vez perguntaram a Nelson Rodrigues: qual o conselho que você daria para os jovens? Envelheçam! Respondeu o polêmico jornalista, escritor e dramaturgo. Nelson morreu com 68 anos em 1980, deixando um legado de várias obras, mas que hoje, devido ao politicamente correto, anda meio esquecido. Nelson não gostava de mimimi. Era um homem de seu tempo.

José Ronaldo de Carvalho chega hoje aos 70 anos. O menino nascido na pequena cidade de Paripiranga, seguiu a risca o que disse Nelson: envelheceu!

Mas o que queria dizer o aclamado intelectual com “envelheçam”? Era chegar a uma idade mais avançada e ser uma pessoa melhor, com saúde física e mental e ser uma referência no que se propôs a fazer durante a estada nessa terra de meu Deus.

Ronaldo conseguiu tudo isso. É um homem que tem boa saúde física e mental, se tornou uma das maiores lideranças do Nordeste e a maior de Feira de Santana de todos os tempos. Mas o septuagenário não pensa em parar por aí. Sabe que ainda tem muito chão para andar. E andar é com Ronaldo. Ele é na sua essência um animal político. Pensa nisso o tempo todo. Se dedica de corpo e alma no que se propõe a fazer na vida. Em entrevista ao site O Protagonista, a professora Ivanette Carvalho, sua esposa há 48 anos, disse que ele, por conta da política, não teve tanto tempo para se dedicar a ela e aos filhos, mas que é "um avô babão".

Há três anos, depois de uma entrevista em sua residência, eu fiz essa colocação: você acha que foi um pai presente? Ele olhou para mim com os olhos cheios de lágrimas e respondeu: Não, eu não pude ser. O “envelheçam” de Nelson Rodrigues é também o preço a pagar durante esse trajeto. Ronaldo pagou!

É com essa experiência e com o capital político que tem, que ele plateia estar na chapa majoritária do DEM, nas eleições de 2022. Sabe que tem vários concorrentes na briga pelo mesmo espaço. O tempo lhe deu também sapiência e paciência, atributos que está inserido o no que disse Nelson: Envelheçam!

Joilton Freitas é jornalista e radialista

Comentários (3)

Puxação de saco do inferno... As bolas de ZeroNaldo devem ta doendo.
*Joilton
Jailton, gosto demais dos seus textos!!!Escreve muito bem, parabéns!!

Leia mais

Publicidades