Em um investimento de R$ 5 milhões, a empresa de ônibus São João apresentou nesta segunda-feira (15), ddez novos veículos para operar em Feira de Santana. Os veículos vão operar em diferentes bairros. Os ônibus são dotados de ar-condicionado, além de bicicletário e uma grande novidade: assentos exclusivos para as mulheres, para evitar assédio.
Ao todo, 19 bairros serão contemplados com os dez novos ônibus climatizados. “É melhoria no conforto, segurança e qualidade na viagem para os nossos usuários. Tínhamos dois bairros com 100% de atendimento com ônibus com ar condicionado e agora vamos pular para 19 bairros com 100% de linhas com ar condicionado e 21 linhas serão parcialmente atendidas também por ônibus com ar. Nestes dez ônibus temos os articulados que cabem 125 pessoas que no horário de pico vão diminuir bastante a fila e aumentar o conforto. Além disso, temos a possibilidade de ter duas bicicletas embarcadas nestes ônibus, temos assentos preferenciais para as mulheres, tendo em vista que 64% dos usuários de ônibus em Feira são mulheres, então é uma continuidade do trabalho que o prefeito Colbert tem conferido à mobilidade”, disseo secretário de Mobiliddade Urbana, Sérgio Carneiro, em entrevista ao site Acorda Cidade.
O prefeito também assinou um decreto permitindo a parada segura fora dos abrigos, no período noturno e a pessoa pode pedir ao motorista para dar uma parada porque está próximo de sua casa para não ter que ir até o ponto e voltar 300, 400 metros sozinha. É uma medida que tem como efeito não apenas o conforto, mas a segurança.
O prefeito Colbert Martins Filho, que também participou da entrega, aproveitou para evidenciar o projeto criado para garantir a segurança dos usuários à noite, além de destacar mais uma novidade da nova frota que são os assentos exclusivos para mulheres. "As empresas foram consultadas e para fazer isso em São Paulo, por exemplo, as empresas são ouvidas antes, o que foi feito lá, estamos aproveitando esse exemplo para avançar muito mais a capacidade de preservar a segurança de tantas pessoas. Outro ponto que estamos começando são assentos exclusivos para mulheres. Existem pessoas que assediam mulheres de forma criminosa e agora vamos ter nos ônibus assentos para as mulheres. Isso não acontece só em Feira de Santana”, relatou ao Acorda Cidade.
(Informações: Acorda Cidade. Fotos: Secom)