Notícia

Eleições 2022: as opções de José Ronaldo e Colbert para deputado federal; de Zé Chico a Igor Kanário

Zé Chico foi um dos responsáveis pela redução da diferença de votos entre Colbert e Zé Neto do primeiro para o segundo turno das eleições 2020, na zona rural
Eleições 2022: as opções de José Ronaldo e Colbert para deputado federal;  de Zé Chico a Igor Kanário Eleições 2022: as opções de José Ronaldo e Colbert para deputado federal;  de Zé Chico a Igor Kanário

Se para deputado estadual o que não falta é opção no grupo político liderado pelo ex-prefeito José Ronaldo, quando o assunto é federal a situação não é nada diferente. Porém, um nome que desponta é o do empresário José Francisco Pinto, o Zé Chico (DEM).

Correndo por fora, ainda sem qualquer certeza, vem o do ex-deputado e atual secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Carneiro (PV). Mesmo com a fusão já consolidada entre DEM e PSL, a deputada Dayane Pimentel, "persona non grata" no grupo, terá dificuldade para conseguir apoio, principalmente de Colbert.

Mas existem outras situações. Atual deputado federal, o cantor Igor Kanário também deverá receber apoio de Colbert. O artista-político foi fundamental na virada que deu a vitória ao prefeito nas eleições 2020. O jovem advogado Gabriel Nunes, filho do deputado federal Zé Nunes tem a seu favor os apoios pessoais dos vereadores Lulinha e Zé Curuca.

Ainda sobre o prefeito Colbert, embora cite Sérgio Carneiro em seus discursos em alguns eventos oficiais, não seria surpresa se o seu candidato a federal for o próprio irmão Evaldo Martins. Possibilidade bem plausível.

José Ronaldo também tem alguns compromissos com candidatos de fora, mas o foco maior estará, provavelmente, com Zé Chico. O cenário favorece ao empresário, que foi candidato a deputado federal em 2014, obtendo quase 60 mil votos na Bahia, ficando na terceira suplência. Em Feira de Santana obteve uma votação expressiva, com 33 mil votos. Na época, era suplente do senador João Durval e teve o apoio do amigo José Ronaldo e seu grupo.

Além de tudo, Zé Chico também teve papel de destaque na eleição do prefeito Colbert, agindo nos bastidores. Foi um dos responsáveis pela redução da diferença de votos entre Colbert e Zé Neto do primeiro para o segundo turno das eleições 2020, na zona rural.

Zé Chico, inclusive, já começou a gastar sola de sapato e borracha de pneu. Tem comido pelas beiradas, buscando apoios em municípios onde tem aliados e amigos mais próximos. Não esconde de ninguém o desejo de chegar à Câmara dos Deputados, em Brasília. Porém, bom soldado que é, tem discurso de cautela. "Sou de grupo e meu nome está, sim, à disposição", acentua.

 

Comentários (0)

Leia mais

Publicidades