Funcionários da recepção da Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada no Dispensário Santana, são acusados de negligência. Um casal, que levou o filho de dois meses à unidade, denuncia ao Protagonista que o telefone indicado como contato da UBS estava desligado "propositalmente".
"Nosso filho precisava tomar três vacinas e o local indicado era a UBS do Dispensário Santana. Para confirmar se estavam atendendo, tentamos várias vezes, em vão, contato telefônico com o posto, através do número indicado, mas sempre dava ocupado", diz o pai do bebê.
"Então resolvemos ir até a UBS para 'aventurar' a vacina para nosso filho. Quando lá chegamos, notei de cara que o telefone estava fora do gancho. Perguntei à atendente o motivo, e ela não responde. Imediatamente, uma outra pessoa colocou o telefone no gancho novamente", acentua o pai da criança.
Felizmente, a criança foi atendida e recebeu as doses de vacina que precisava. Porém, este tipo de comportamento provoca revolta entre as pessoas que necessitam atendimento. O contato telefônico é necessário, muitas vezes, para evitar deslocamentos longos. "Durante nossa permanência na unidade muitas pessoas que chegaram ao local buscavam informações sobre vacina contra covid e outros atendimentos. Significa que os funcionários deixam o telefone fora do gancho para não atender, propositalmente", conclui o pai do bebê.
O Protagonista tentou, durante a manhã desta terça (19) tentamos contato com o telefone da UBS, mas não conseguimos. A chamada não completava. Apenas por volta de 15h20, a ligação completou e foi atendida. A unidade está localizada no bairro Jardim Acácia.
O atendimento lá é péssimo. Os atendentes faz descaso com quem precisa de atendimento.
Situação lamentável, a população já sofre com a falta de um bom atendimento nestes postos de saúde, e para completar acontece coisas deste tipo os responsáveis pelo posto tem que investigar o fato noticiado.